fbpx

Conheça os benefícios da adesão ao tratamento medicamentoso

Tomar os medicamentos seguindo a prescrição é condição essencial para o sucesso do tratamento.

Sabe-se que a adesão ao tratamento, ou seja, tomar os medicamentos corretos no horário correto conforme a prescrição é um desafio diário na vida de pessoas que fazem uso de medicamentos de forma contínua. Estamos falando especialmente de portadores de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) como é o caso da diabetes, de doenças cardiovasculares e respiratórias e do câncer.

O uso de medicamentos é uma estratégia de tratamento para os portadores de DCNT, muitas vezes associada a uma dieta balanceada e à realização de exercícios físicos de forma regular. Todos são um desafio quando se trata de adesão, pois é preciso inseri-los na rotina do paciente e torná-los um hábito diário.

Com os medicamentos isto não é diferente! Especialmente ao serem manejadas doenças simultaneamente resultando em um tratamento complexo, com vários medicamentos, que precisam ser administrados durante longo período. Ao seguir o tratamento medicamentoso à risca, como o seu médico prescreveu, os benefícios são consideráveis e podemos citar:

– Aumento na efetividade do tratamento medicamentoso;

– Diminuição da automedicação, já que intercorrências são diminuídas;

– Retardo no aparecimento de complicações decorrentes do descontrole ou do curso normal da doença;

– Diminuição de custo com os medicamentos, pois as sobras são mínimas;

– Manutenção da condição de saúde e consequente ganho na qualidade de vida.

A FarmAdere acredita que a adesão medicamentosa é um dos pilares para a manutenção da saúde. Tanto é que a adesão faz parte até do nosso nome!

Entre em contato com a gente e saiba mais sobre a nossa MedBox e como podemos te ajudar.

 

Links Relacionados: farmadere.com.br; anvisa.gov.br; paho.org

Fonte:

ALBUQUERQUE, Keila Rodrigues de. “ADESÃO AO TRATAMENTO MEDICAMENTOSO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL: prevalência e fatores associados.” (2018).

López-Campos, José Luis, Esther Quintana Gallego, and Laura Carrasco Hernández. “Status of and strategies for improving adherence to COPD treatment.” International journal of chronic obstructive pulmonary disease 14 (2019): 1503.

 

Murage, Mwangi J., et al. “Medication adherence and persistence in patients with rheumatoid arthritis, psoriasis, and psoriatic arthritis: a systematic literature review.” Patient preference and adherence 12 (2018): 1483.

Receba as nossas novidades!

Farmadere Farmácia e
Serviços Farmacêuticos LTDA

CNPJ: 10.562.062/0001-40

Endereço:
Av. Edgar Hoffmeister, nº 600 – Sala 107 – Prédio 02 Zona Industrial Norte – Campo Bom/RS
CEP 93700-000

Farmacêuticos:
Bárbara Spaniol (CRF-RS 14125)
Rafael Linden (CRF-RS 4819)
Simone Gasparin Verza (CRF-RS 7460)

Telefone e WhatsApp: +55 51 2160.9015

Copyright © Farmadere – Todos os direitos reservados – Powered by BRIO